4.17.2006

Cogumelos

Cogumelos Psicadélicos
São fungos com propriedades psicadélicas, utilizados como drogas recreativas. As espécies mais utilizadas são: Psilocybe cubensis, Psilocybe cyanescens e Psilocybe semilanceata. Normalmente são classificados como tóxicos devido aos efeitos que causam.
No Brasil, nas décadas de 60 e 70, não era incomum ver jovens que buscavam determinada espécie destes cogumelos nos pastos dos estados do sul. Estes nasciam sobre o esterco do gado e eram colhidos para se fazer um chá: o "chá de cogumelos", que, devido à psilocibina e psilocina fazia com que se "abrissem" mais um pouco as portas da percepção. Os cogumelos também são ingeridos sem ser na forma de chá, com leite condensado, por exemplo.
Cogumelos sem psilocina e sem psilocibina também são utilizados para fins considerados "recreativos", sendo um exemplo a Amanita Muscaria (cogumelo vermelho com pintas brancas conhecido por ilustrar os contos de fadas, que produz um efeito embriagante. 

Em muitos lugares, este tipo de cogumelos também é utilizado em rituais religiosos e de curandeirismo. A curandeira Maria Sabina, do México, ficou conhecida em diversos países por seus rituais que faziam uso dos Cogumelos Mágicos.

Chá de Cogumelos
É a solução líquida composta por substâncias psicoativas extraídas de fungos alucinógenos como os cogumelos da espécie Psilocybe e Amanita.
A quantidade de cogumelos usados para produzir o chá varia de acordo com a quantidade de Psilocibina contida nos cogumelos. Em geral, 4 cogumelos já contém uma quantidade considerável de substância para se preparar uma solução individual.
Para preparar o chá coloca-se os cogumelos em um recipiente com água fervendo, tampando e esperando até que a cor escura do caule do cogumelo se desprenda dele, deixando assim a água com uma cor marrom, característica, e os cogumelos com uma cor de pele.
Logo após, espera-se a bebida esfriar, e ai então ela estará pronta para ser ingerida.
O uso inadequado, em grandes quantidades da substância pode causar uma série de efeitos adversos, alem de mal estar e incapacidade fisico-motora. A ingestão de água pode ajudar na eliminação da substancia e poderá auxiliar na desintoxicação.
O efeito do chá de cogumelo é temporário e depois de algum tempo tende a cessar.

Efeitos Físicos dos Cogumelos
Distorções visuais, tais como o efeito de paredes respirando e o movimento de padrões (especialmente geométricos, complexos ou listrados); sensação de vertigem; delineamento de objetos distantes (o céu parece ter sido pintado); as cores parecem mais vibrantes e vivas; gargalhadas e sorrisos incontroláveis; aumento da sensibilidade ao toque (principalmente tocando objetos com texturas interessantes); aumento da transpiração; perda de apetite; distinções auditivas muito mais sensíveis; sensibilidade aos sabores, texturas e temperaturas na boca; pupilas dilatadas; visuais com olhos fechados; aumento dos batimentos cardíacos; euforia; olhos lacrimejantes, especialmente quando bocejar; a língua, garganta e respiração parecem estar integradas com o processo de pensamento; sensação estranha ao redor dos dentes; sensação de "wah, wah" no corpo, como estivesse sendo bombardeado por algum tipo de força cinética.